Completamente pasmado, li agora pouco no twitter que havia um movimento tentando censurar a banda O Teatro Mágico!!! Correndo atrás de informação, cheguei ao Blog do Rovai (http://www.revistaforum.com.br/blog/) que me esclareceu o ocorrido! Deixo abaixo o post na integra de Renato Rovai, aproveito para deixar aqui minha total incredulidade no caráter de um político que manipula a TV Cultura como seu fantoche e agora tenta interferir na posição política de bandas independentes!!!
O blog do Noblat publicou uma nota (segue abaixo) esdrúxula que também teria sido publicada em O Globo de hoje.
Só um idiota pode imaginar que ela está em um e em outro veículo à toa.
Isso é ação casada e com fins bastante claros.
O esquema cala boca de Serra foi acionado contra o Teatro Mágico.
O mesmo esquema que tirou Heródoto do Roda Viva e Gabriel Priolli da direção de jornalismo da TV Cultura.
Curioso é que na noite de ontem, Fernando Anitelli, líder da trupe, disse no encontro que participamos e do qual trato na nota abaixo que o Teatro Mágico era impedido de tocar em espaços administrados pelo governo do Estado de SP. Que o grupo estava sendo perseguido.
O leitor deve imaginar o motivo que tem impedido o grupo de se apresentar nesses espaços, né?
Uma dica: é um nome que começa com S e tem cinco letras.
Mais uma dica: trata-se de um instrumento de corte. E pelo jeito também pode ser usado para cortar cabeças que pensam diferente da cabeça do nome do candidato que tomou emprestado o nome do instrumento de corte.
Entre os espaços que o Teatro Mágico está sendo alijado está a Virada Cultural, para a qual não foram convidados nos últimos dois anos.
Com a notinha aí embaixo, Noblat e Ilimar Santos fazem o que o esquema censor de Serra quer. Jogam luzes sobre algo que não tem a menor importância para buscar calar artistas que não falam apenas o que a mídia comercial quer.
É baixaria das grossas.
Esta nota ao ser publicada com o título “Entre amigos” quer sugerir que houve algum favorecimento ao grupo. Quem conhece o trabalho do Teatro Mágico, o número de componentes que a trupe tem e o tamanho do público que ele atrai Brasil afora sabe que 40 paus pelo espetáculo é absolutamente justificável sob qualquer ponto de vista.
O que não é justificável e a decisão de alguns de fazer um tipo de jornalismo que, de forma delicada, poderíamos chamar aqui de “jornalismo de interesses”.
Ou alguém acha que essa nota aí debaixo foi fruto de reportagem investigativa. Lamentável.
Deu em O Globo
Entre amigos
Ilimar Franco
Apoiador da candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República, o grupo O Teatro Mágico recebeu R$ 40 mil do Ministério do Desenvolvimento Agrário para tocar na Feira da Agricultura Familiar, em Brasília, no mês passado.
Em entrevista ao “Jornal PT- Macro Osasco em Contato”, postada no site “Galera da Dilma”, o vocalista Fernando Anitelli não só declara apoio à petista como faz campanha contra o candidato tucano, José Serra.
“Temos a posição anti-Serra enquanto projeto”, disse Anitelli. “O que a gente não vai deixar é ninguém (do grupo) apoiar o Serra”, diz o vocalista em outro trecho da entrevista.