quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A garrafa de Whitehead

Quando a preocupação em ganhar dinheiro fica abaixo da preocupação em resolver problemas, você acaba sempre acaba com duas preocupações de uma vez..






Timothy Whitehead estudante de desenho industrial da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, criou uma garrafa capaz de esterilizar em 99,9% a água, eliminando bactérias e vírus!


A idéia nasceu de uma viagem de Whitehead a Zâmbia, no continente africano, lá o estudante começou a realizar experiências com luz ultravioleta no intuito de permitir acesso à água potável em “ambientes mais hostis”, como disse Matthew Harrison, professor da Academia Real de Engenharia.


A Pure, como foi batizada a garrafa vem para substituir o antigo processo que utiliza pastilhas de cloro e iodo e que além de levar 30 minutos para fazer efeito, ainda altera o sabor da água. Na Pure basta colocar a água a ser esterilizada, que já passará por diversos filtros internos e depois receberá uma radiação proveniente da lâmpada ultravioleta, que encerra o processo em dois minutos, liberando uma água pronta para o consumo.


A garrafa de Whitehead, já conquistou o prêmio James Dyson Award, na etapa nacional (Inglaterra), e garantiu o direito de participar da etapa internacional que anuncia o vencedor no dia 05 de outubro, a premiação esta fixada em R$ 27,8 mil para o ganhador e um prêmio igual para o departamento de sua universidade.

Um comentário:

  1. faz tanto tempo que não atualiza, sinto falta.
    em todo caso, tem um selinho pra você no meu blog.

    beijão

    ResponderExcluir