segunda-feira, 24 de maio de 2010

Não nos tornemos OB!

Os fatos inesperados da vida servem para nos tirar forçadamente daquela zona de conforto que tanto procuramos. Aquela zona de conforto que nos torna OB: obsoletos, obesos e obtusos.


É muito difícil para mim, presenciar adultos que se esqueceram de crescer, que ainda vem à vida pela lente confusa da juventude. Eles fogem das obrigações cotidianas, tem grandes problemas em assumir responsabilidades e quando as fazem dificilmente as executam de acordo. Para estes eternos adolescentes, a vida é uma gincana, onde não haverá jamais grandes consequências para se arcar. Eles adoram gritar aos quatro ventos que a vida é feita para ser vivida, como se a única maneira de viver a vida, seja por meio da irresponsabilidade e inconsequência. São tão piegas, que repetem de forma robóticas as mesmas frases proferidas no Woodstock, mas mesmo assim se sentem revolucionários porque acreditam estarem fora do sistema, mas na maioria dos casos só podem gozar desse privilegio porque contam com algum familiar na retaguarda que lhes concede anistia das responsabilidades da vida realmente adulta.

É fato que o tempo deturpa a todos, e aqueles que amadurecem deixam pra trás valores importantes em prol de um bem que acreditam ser maior, como segurança, estabilidade, conforto. É obvio que viver atrás desses itens e buscar prender o vento. A economia moderna é dinâmica e fria, ninguém tem seu lugar garantido nela.

Milhões de pessoas chegarão ao final de suas vidas sem terem feito nada expressivo para o mundo, ou para seu meio ambiente direto (famílias, amigos, trabalho).

Retardar o amadurecimento, ou ser precoce demais, não são caminhos verdadeiros. são extremismo. O individuo busca determinado padrão de comportamento pré-existente e passa o resto da vida encaixando-se nele, e como todo extremista senta no próprio rabo e segue com dedo de seta como se fosse detentor da verdade absoluta do universo.

É importante mantermos o frescor da juventude em todas as fases da nossa vida, estamos abertos a aprender e também a desaprender, a aceitarmos desafios e nos superarmos neles, aproveitar cada oportunidade que a vida nos oferece para crescermos como pessoas, mas sem alçar vôos inconsequentes rumo ao nada, sem tentar relegar as reações de nossas ações a terceiros.

Seja jovem e seja maduro, mas nunca fique velho!

Um comentário:

  1. Seja jovem, mas velho jamais!
    Acredito que seja exatamente assim que nós vivemos! Sempre pensando em inovação e não no passado.


    Juventude eterna para nós!
    beijo!
    Aline

    ResponderExcluir