sábado, 13 de março de 2010

Na Berlinda: O Fanatismo

Às vezes me pego pensando em qual será minha missão aqui nesse mundo. Por horas, passo as obrigações do dia, para um estágio automático de execução dos procedimentos e rotinas de uma vida em sociedade, e nesse períodos filosóficos várias questões me vem a mente e gostaria muito de dividi-las com você agora.


Pergunto-me constantemente: O que leva uma pessoa a hostilizar e a iniciar um ato de violência gratuita!

Para este simples observador, é impossível pensar em Estádios de Futebol sem que me venha a mente a imagem de um enorme cemitério ou um Coliseu Contemporâneo. Tento entender o por que, de uma pessoa que possui uma família, um trabalho, amigos, etc, a simplesmente decidir que aquela vida não deve continuar, pelo simples motivo que o pano que cobre seu tórax possui uma estampa diferente da dele...

Acredito há algum tempo, e o próprio tempo vem dando indícios de que minha tese psicológica-social é valida. Ao meu ver, pessoas que não possuem grandes conquistas em suas vidas, ou que consideram suas conquistas insuficientes, tem uma tendência muito maior ao fanatismo esportivo, essas pessoas, pendem a uma tendência de projeção de seus anseios para ícones externos, que podem se materializar em um amor virtuoso e possessivo, ou em acompanhamento fanático de grupos culturais, esportivos ou políticos, estas pessoas tomaram para si as vitórias do seu grupo, defenderam sua ideologia sobre qualquer custo, e podem encontrar sua zona de conforto na espera dos resultados desse grupo, deixando sua vida em stand by, pois a sua auto-imagem, não lhe satisfaz, e acaba por tornar este individuo um personagem oco, perdido dentro de sua própria historia, reagindo aos estímulos externos do cotidiano, sem linearidade, nem planos, sem cor...

A participação de grupos sociais de maneira saudável e ponderada, estimula a civilidade e a coletividade do ser, aumenta a percepção de sua importância perante o todo, o obriga a enfrentar com hombridade conflitos inerentes a condição humana, fazendo desta pessoa, um companhia melhor para si mesmo e para todos que o cercam.

No próximo post continuarei com minhas divagações sobre as entranhas da sociedade moderna, inclusive focando um post excluisvo sobre o fanfatismo religioso. Espero contar com sua presença no nosso próximo bate papo, foi um enorme prazer pode compartilhar novamente contigo estes momentos!

Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário