segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Olho por olho e o mundo acabará cego (Gandhi)




Todos nós, sejam novos ou velhos, brancos ou amarelos, estamos em uma caminhada, escolhermos diariamente novas estradas, uns necessitam transitar por grandes avenidas, outros preferem a discrição das ruas paralelas, e constantemente ainda podemos sentir a necessidade de uma pequena, distante e solitária estrada de terra. A grande maioria de nós prefere intercalar constantemente entre todos os tipos de caminhos, às vezes pegamos vias escuras e procuramos na escuridão esconder nossos pecados, ou apenas buscar conforto no frio anonimato e logo em seguida lá estamos em uma grande avenida iluminada, tentando evidenciar ao mundo tudo aquilo que julgamos ser nossas qualidades. A cruz da escolha de nossos caminhos se faz diariamente, e a grande maioria delas ocorre no estado de “Piloto Automático”, dado que, queimado uma vez a mão no fogo, automaticamente nos retraímos perante qualquer tamanho de fogo que nos ameaça.


O que a grande maioria dos integrantes de nossa sociedade não consegue entender, é que não são os grandes feitos que forjam o caráter do homem, mas sim as pequenas decisões diárias, que muitas vezes relegamos ao modo automático de ser, revelando nossa camada superficial e fria,repleta de total desatenção para com tudo o que nos circunda. A maior prova do egocentrismo do ser humano é a sua dificuldade de ver-se como membro interino de uma grupo, e atinar que suas atitudes, poderão e certamente irão, influenciar o meio ambiente em que esta inserido. Você atira uma lata de cerveja pela janela do carro e não pensa que aquela lata pode se juntar a outras centenas e entupir um bueiro e causar uma enchente em sua própria casa, ou o que seria pior ainda, causar uma enchente nas casas de pessoas que não tiveram nada a ver com aquilo, ou como aconteceu com uma pobre senhora idosa em São Paulo, que ao tentar atravessar uma rua, acabou por escorregar em uma lata de cerveja, bater a cabeça na guia, sofreu um traumatismo craniano, que a levou a morte alguns dias depois.

As suas decisões podem influenciar diretamente centenas, milhares de pessoas, fugir a responsabilidade, julgando paranóico pensar assim, ou ainda, esquivar-se do peso que acarreta a visão mais ampla do papel do individuo na sociedade, pode ate bular sua consciência, mas na realidade, apenas entope cada dia mais o cano da civilidade, tão necessário a fluidez de nosso mundo, até chegarmos a um ponto que este cano não suportará a pressão e se romperá, jogando para o alto tudo o que nos diferencia de predadores selvagens, voltará a valer a lei do “cada um por si”, e quando cada um vai por si, na verdade ninguém vai a lugar nenhum.

Começe a treinar sua civilidade, devolva o troco que você recebeu a mais, lembre-se que alguém será prejudicado por aquilo, e provavelmente será o lado mais fraco da corda. De preferência aos idosos e mulheres grávidas, deixe que estas pessoas passem na sua frente, o tempo perdido será ínfimo perante a sua satisfação de ter feito algo correto. Não jogue o carro em cima dos transeuntes que ainda não terminaram de atravessar a rua, evite usar desnecessariamente a buzina, não entre em brigas tolas por ego, tenha firmeza em suas convicções e em seu caráter, seja uma pessoa de palavra, mesmo que isso te traga prejuízos momentâneos.

O mundo esta repleto de Homens com “H” maiúsculo, mas HOMENS todo em maiúsculos ainda são raros, entre você também para este time, não apenas com ideologias e discursos, fale menos, faça mais! Faça o seu mundo diferente...

Grande abraço a todos

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela apoio Carol, é realmente muito importante para mim!

    Grande abarço

    ResponderExcluir