sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Na Berlinda: O Sumiço da Água



Muito me irrita o alarmismo criando em função da hipótese de a água potável e pronta para o consumo estar simplesmente em curso de uma misteriosa viagem rumo ao desconhecido, onde ninguém aparentemente se dá o trabalho de perguntar: Pra onde diabos está indo toda essa água?!

Alguém por aqui, já buscou saber, ou conhece alguém que saiba como são feitas as medições que cotidianamente nos assolam com o desaparecimento de milhões de litros de água?

E essa pergunta eu não vou responder!

Desta vez quero fazer diferente, quero apenas apresentar uma duvida que tenho a respeito deste assunto.

O mundo hoje esta abarrotado com mais de 6 bilhões de pessoas, atente-se bem para o MAIS! Pois bem, faremos brevemente uma continha simples com os 6 bilhões mesmo. Digamos que em uma média geral, cada família do globo seja composta por 4 pessoas, dividindo 6 bilhões por 4, teremos: 1,5 bilhões de lares. Digamos que, em outra média geral, estas casas armazenem 500 litros de água, o equivalente a uma caixa d’água, instalada no telhado, mas introduzindo nestes 500 litros, a água armazenada em forma de gelo, em outros produtos e alimentos, seja de consumo alimentício ou não, pois embora não seja possível beber um frasco de inseticida sem maiores danos a saúde, teremos que concordar que aquela água que foi utilizada na produção daquele produto provavelmente poderia servir ao consumo, pois foi retirada de uma torneira ligada ao sistema de abastecimento de água da localidade, ou diretamente de um rio, e nunca diretamente do oceano; neste volume de água também contaremos a água parada nos encanamento, presa nos conduites, nas calhas e etc...

Então multiplicando o total de lares (1,5 Bilhões) pela quantidade de litros d’água armazenados (500 Litros), chegamos a 750 BILHÔES DE LITROS D’ÁGUA estocados em residências pelo mundo! Com certeza este volume faria diferença em qualquer concentração aquática pelo mundo!!!

E logo na seqüência vem a pergunta: Você acha que eles estão levando em conta toda a água armazenada pela sociedade?

Não quero entrar em assuntos mais técnicos, como a quantidade de água armazenada dentro dos corpos da colônia que mais cresce no mundo: A Humana; Nem ao menos discorrer sobre a quantidade de água em transito no ar, em forma de vapor, que tem aumentado proporcionalmente ao aumento da temperatura na Terra e nos oceanos.

Mas uma vez a idéia aqui é simplesmente causar reflexão, estamos realmente analisando todas as informações que a grande mídia nos apresenta? Ou estamos simplesmente aceitando tudo goela abaixo, como fantoches em um circo de horrores?

Antes que me crucifiquem, não faço grandes desperdícios de água, mas também não quero viver este fantasma seco e empoeirado da odisséia da água no espaço!







Um grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário