quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Canja Especial: Mika Borges

É com muito orgulho que a Canja da vez trás a participação pra lá de especial de uma ilustríssima amiga, Mika Borges. Não vou fazer nenhum comentário sobre este texto, pois não quero macular a percepção de ninguém com a minha visão, mas seria super gentil de sua parte se você comentasse seu entendimento ao final do texto.







Anjos existem!


Bebedeira no quarto



Um remédio jogado na cama, um vinho aberto caído no chão, um cantor representando e um ator cantando, essa cena passava na TV; ela ouvia Legião Urbana e achava que todos os seus problemas eram sem noção, o seu perfume se misturava com o cheiro do vinho e o cheiro do cigarro que descansava no cinzeiro, a web registrava tudo, sentia vontade de molhar os pés na beira do mar, arrumou os óculos na face e tentou olhar pro céu, uma cortina preta tapava toda a sua visão, era ela e o breu, e umas estrelas brilhavam no teto do quarto.

Também havia um livro aberto em cima da cama, tava na página 94/95, era literatura moderna, mas fugia um pouco do que ela tava acostumada a ler, sentada no chão, com as pernas cruzadas, ela não parecia doente, mas estava, talvez não fosse físico, mas entenda: nem sempre somos aquilo que aparentamos. De olhos fechados respirava profundamente e tentava não chorar, sentiu vontade porque se viu sozinha, sozinha de amigos, sozinha de amor, de um ombro, um colo pra chorar, um ouvido pra desabafar, alguém pra guardar seu sono, tava tudo escuro.

Repito, estava sentada no chão.

É incrível como nessas horas sempre aparece alguém pra acabar com a “paz”, ela pensava estar sozinha, mas o telefone tocou, tocou com aquela música, aquele funk que tá fazendo sucesso, ela não curte, mas como tá todo mundo na onda, acabou entrando também pra se enturmar, tadinha, mal sabe que tá indo pelo caminho errado, enfim...o telefone tocou e era umas daquelas colegas de faculdade chamando pra ir curtir a noite, uma baladinha no centro, que mal há?

Ela parecia bem melancólica e não conseguiu disfarçar a voz, não aceitou o convite, mas agradeceu, disse que ia ficar bêbada em casa mesmo, e que não seria uma boa companhia naquela noite, que os seus planos eram beber até o Sol bater na janela do quarto.

De fato, tinha um estoque de vinho na adega, tinha também uns litros de vodka e até champanhe na geladeira, e meio escondidos havia uns charutos cubanos na sala, mas ela preferia o “bom” e velho cigarro, já havia fumado duas dúzias, catou papel e lápis e pensou que com aquele clima todo talvez sairia um bom texto pra postar no blog, falaria sobre o quê?

Se questionou sobre política, economia, enfim...assuntinhos que poucas pessoas param pra ler, ela sabe que sentimentos é o que mais chama a atenção; experiências, receios, sonhos, devaneios.

Parecia que as bebidas já não faziam efeito, começou a olhar pro nada e era como se tivesse um anjo na sua frente, um jeito peculiar de mostrar os dentes, tinha algo nas mãos, não conseguia identificar, olhava fixamente nos olhos dela, e o receio de encará-lo? Pensou que se não estava ficando bêbada, será que tinha morrido e um anjo veio recepcioná-la? Era estranho e não fazia sentido, ela nem havia tentado se matar naquela noite! Ou seria um sinal? Um sinal de quê?

Pra mostrar que ela tava fazendo tudo errado? Que tava se drogando, se isolando do mundo?

Na verdade naquela noite não saiu texto algum, ela acordou meio-dia, assustada e o que viu foi um desenho naquele papel, era um pergaminho e dentro havia um anjo de braços abertos e grandes asas e havia também um balãozinho de “fala” perto da boca do anjo, mas tava vazio, mistério, talvez fosse mesmo um sinal, e ela ficou sentada no chão observando o papel por horas, e só. Talvez depois disso tenha voltado a viver de verdade.





Meu muito obrigado a Mika pela honra de receber seu texto por estas paragens, e meus agradecimentos também a você por esta visita.

Um grande abraço e até a proxima canja...

3 comentários:

  1. Essa menina tinha sérios problemas... Talvez ela descobriu que quando se está só no mundo... O milagre esta mais próximo do que se imagina!

    ResponderExcluir
  2. Esse post chegou no melhor dia!
    Hoje seria uma bela noite pra me embebedar e amanhã seria um ótimo dia para acordar ao meio-dia!

    Mas no fim tudo dá certo!
    beijos Rô e parabéns Mika!

    ResponderExcluir
  3. uaaaau! só agora vi que o texto rendeu comentários - hahahhahahha

    ;* saudades de postar aqui.

    ResponderExcluir