quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dante Alighieri em Sampa


                                                  Sampa, 16 de dezembro de 2009




Marginal Tietê, Farah Maluf, Anhainha Mello, Av. do Estado, Juntas Provisórias, Tancredo Neves, Ricardo Jafet e Av. Jabaquara, percurso de 60k na mais pura e paulistana lentidão! Transito carregado, caminhão soltando fumaça de escapamento dentro do carro, calor, muito calor, centenas de motos a centenas de quilômetros por hora, buzina pausada, que passa, vai embora e só deixa mais irritação!

Impotente, ilhado em meio ao mar de carros, sendo enfadonhamente levado pela calmaria congestionada da capital!

Depois de trinta minutos parado no mesmo ponto, você já se sente amigo do seu vizinho de carro, ali mesmo já fiz um check-up, com base no veiculo, na cor, na música, na inquietação, no (mal) hábito de fumar, de jogar lixo pela janela!!!

Golpe de misericórdia!

Uma pessoa que joga lixo na rua não merece ser meu amigo!

Aff...Rompi a amizade ali mesmo, no meio da rua!

Mas ainda fomos vizinhos por um tempo...

Uma placa na entrada do túnel avisa: Em caso de congestionamento, desligue o motor. A placa discretamente afixada ao lado esquerdo superior da entrada do túnel, passa despercebida pela maioria dos motoristas, e os poucos que a vêem possivelmente não compreendem seu significado Os automóveis queimam combustível para poder girar os pistões e com isso provocar o movimento esperado no veiculo, como toda combustão, é necessário uma substância, no caso a gasolina, álcool ou diesel, e um gás, geralmente oxigênio, acorrida a combustão, o carro, por meio do escapamento, libera Monóxido de Carbono, este gás ira se acumular no túnel e provocar uma espécie de bolha, ele não possui cor, nem cheiro, pode te causar uma lentidão, sonolência, desmaio, asfixia e morte!



Aviso aos navegantes: Em caso de congestionamento, desligue o motor!



A visão de entrar na Ayrton Senna com seus incríveis 120 Km/h e quatro largas pistas era o Éden! Um paraíso em forma de asfalto e velocidade, tão utópico que veio a estatelar na minha cara uma rodovia apinhada de carros-tartaruga, que a cada quilometro rodado a base de muita embreagem e gasolina, faziam crescer uma claustrofobia desconhecida em mim. Mas ai veio a chuva, sem bilhete, nem aviso prévio, mal educada se achegou e invadiu, e o trânsito que parava... parou!

A cinco metros, vi a pior piada de humor negro da minha vida, uma enorme placa debochava: Velocidade Máxima 120 Km/h

Já a base de pouca gasolina, o pedágio chegou, mais uma vez, sem cerimônia a EcoPistas me roubou R$ 4,60, me disse obrigado e a cancela subiu dizendo: Vá embora!

Na conclusão da ópera, imaginava Dante Alighieri escrevendo Os Setes Infernos de Sampa! Com certeza seria mais difícil se locomover de um inferno a outro. Se ele morasse na capital cada inferno daria um livro e o percurso outro!

Seis horas num percurso de duas e meia!!!

Chega preciso descansar, Sampa nem de Caetano por hoje...

Um comentário:

  1. Alguma coisa acontece no meu pulmão... Cof Cof...
    Sao Paulo é conhecida como Selva de concreto... Não é pra menos...
    A grande metrópole cada vez mais rica e fora de controle... Acho que qualidade de vida deveria chegar em primeiro lugar, mas com todo esse transito, chuvas, enchente, assaltos em semáforo... A qualidade de vida não chega, passa das 00:00, e a família toda fica preocupada...

    No pain no gain...

    Mas vale a pena???

    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir